A água funciona como uma fonte de energia para o nosso corpo, é o nosso principal regulador de temperatura. O que fazer para se manter o corpo hidratado nessa estação? Beber água pura é de extrema importância.
O fracionamento deve ser feito ao longo do dia, uma dica é beber pequenos copos de 100 ml em diversos momentos do dia, assim você atingirá a quantidade adequada sem grandes esforços. Por ser uma fonte de sais minerais a água é a melhor e mais indicada opção de hidratação, também podemos intercalar com chás gelados e quentes, água de côco, além do consumo de frutas ricas em água como: melão, melancia, morango, kiwi e laranja.
A falta de água pode causar dores terríveis que podem levar o indivíduo a deixar de fazer as suas atividades normais e provocar mal estar em diversas áreas do corpo. Algumas das principais dores associadas ao problema são a dor de cabeça, a angina e as dores lombares. Por isso, quando começar a ter alguns desses sintomas, antes de verificar qualquer outra causa mais grave, observe se você esta consumindo as quantidades adequadas de água.
Quando não tomamos água na quantidade adequada, as vistas e as funções cognitivas ficam seriamente prejudicadas. O cérebro, que tem cerca de 90% de seu volume composto por água, fica menos irrigado e prejudica atividades de concentração, leitura e raciocínio. Por isso, quando for fazer qualquer atividade que requeira uma atenção maior, lembre-se de encher sua garrafinha.
Pressão alta, raciocínio prejudicado, dores no corpo, artrites, asma, colite, diabetes tipo II, colesterol e até alguns tipos de cânceres têm sua incidência relacionada com a má hidratação.